Desafios para a escola do futuro.



Pequena reflexão sobre os desafios para a escola do futuro.

            Quando nos dispomos a refletir sobre os desafios para a escola do futuro, percebemos claramente que ética e princípios democráticos são sem dúvida nenhuma, sustentáculos para uma educação que supere a escola tradicional, que supere de vez a escola enquanto aparelho ideológico do estado.  Se faz necessário e com certa urgência, que as ações educativas e as práticas pedagógicas estejam ancoradas na ética e nos princípios democráticos como condição indissociável.
            Hoje no Brasil já temos modelos educacionais sendo colocados em prática, que buscam propiciar uma proposta mais significativa para a superação do modelo tradicional, um deles é o projeto Âncora,  inspirado na Escola da Ponte (Portugal), onde fica evidente a intenção em que se buscam práticas educacionais para a construção do sujeito autônomo, responsável, ético, integro, onde a relação professor/aluno está pautada em valores universais, responsabilidades individuais, coletivas e convivência saudável.
            Acredito que precisamos avançar muito para termos uma educação que possibilite a construção do sujeito autônomo, consciente de seus deveres, e para que os princípios democráticos e éticos estejam presentes significativamente na proposta educacional brasileira. Penso que a única forma de isso acontecer é pela própria educação, ao mesmo tempo este também é o grande desafio, nós professores temos o papel fundamental na construção e efetivação de propostas mais significativas, e paralelamente a isto, a busca incansável para a superação da escola tradicional e de uma sociedade heterônoma.


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