A PIRÂMIDE
DE APRENDIZAGEM DE WILLIAM GLASSER
Você sabia que quando
ensinamos, é quando mais aprendemos? Conheça a pirâmide de aprendizagem de
William Glasser.
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou
sua teoria da escolha para
a educação. De acordo com esta teoria, o
professor é um guia para o aluno e não um chefe .
Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a
maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso,
o psiquiatra sugere que os
alunos aprendem efetivamente com você, fazendo .
Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a
técnica utilizada.
Esta é a pirâmide de aprendizagem:
Segundo
a teoria nós aprendemos:
·
10% quando lemos;
·
20% quando ouvimos;
·
30% quando observamos;
·
50% quando vemos e
ouvimos;
·
70% quando discutimos com
outros;
·
80% quando fazemos;
·
95% quando ensinamos aos
outros.
A
teoria de William Glasser vem
amplamente sendo divulgada e aplicada pro professores e
pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação
existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar, é aprender!
“A
boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos
pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a
compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)
Fonte: http://professoracoruja.com.br/
O interessante é que a porcentagem maior da aprendizagem envolvem o outro. Isso nos leva a crer que o outro faz parte do processo do meu crescimento. Para um bom desenvolvimento eu preciso compartilhar, não pode ser sozinho. Muito bom!!!"Uma andorinha só não faz verão".
ResponderExcluirO interessante é que a porcentagem maior da aprendizagem envolvem o outro. Isso nos leva a crer que o outro faz parte de processo do meu crescimento. "Uma andorinha só não faz verão". Muito bom.
ResponderExcluir