Aprendizagem Colaborativa
O que é a Aprendizagem
Colaborativa?
A
aprendizagem colaborativa poderia ser resumida como uma metodologia de ensino onde
um determinado grupo de estudantes trabalham em conjunto e colaboram entre si,
e ao mesmo tempo todos são responsáveis pela aprendizagem de si mesmo e do
grupo com um todo. O aprendizado e
conhecimento são o resultado da ação e da cooperação coletiva de todos, e que
segundo Hiltz (1997) o “conhecimento
é visto como um produto social, e o processo educacional é facilitado pela
interação social em um ambiente que propicia a colaboração dos colegas, a
avaliação e a cooperação”.
Porém
acredito fortemente que devemos aprofundar o debate, depois de refletir um
pouco mais sobre o tema, percebo que não é tão simples assim, a aprendizagem
colaborativa só acontece quando seu conceito é entendido por todos os
envolvidos, e a partir daí deverá ser colocado em prática. Neste modelo de
aprendizagem há um completo rompimento com a escola tradicional, principalmente
com a quebra dos modelos hierárquicos existentes e cadeias de comando, sendo o
professor agora entendido como um mediador do processo de ensino/aprendizagem e
os alunos como colaboradores ativos.
Para Cord
(2000) o trabalho em equipe é
entendido como a concretização do trabalho colaborativo, sito ainda que, para
ela a subordinação da colaboração entre as partes, é fator central para que a
aprendizagem colaborativa factualmente aconteça e coloca a internet como
ferramenta específica para este modelo. Com a internet a aprendizagem colaborativa
assume um papel de destaque porque proporciona aos alunos a interação coletiva,
seu uso intencional como por exemplo em um ambiente AVA (ambiente virtual de
aprendizagem) se torna um facilitador na construção deste ambiente
colaborativo, proporciona também um campo de pesquisa ilimitado e comodidade
para o aluno.
Acredito
que para a que aprendizagem colaborativa aconteça na sua essência, há alguns
fatores preponderantes que começam pela intencionalidade que o aluno deve ter
ao ingressar em um grupo destes, e não há como ser de outra forma, o aluno tem
de se envolver e buscar colaborar para a construção deste conhecimento, assumir
o papel de protagonista da sua própria história, e ao mesmo tempo o papel de coadjuvante
na história de outros.
O
aluno é responsável pela sua aprendizagem, bem como do grupo que há que esta
inserido, e ao mesmo tempo, ter a consciência que sua participação nesta
construção deve ser crítica e ao mesmo tempo criativo, deve participar
ativamente na resolução de problemas e ser acima de tudo colaborador do grupo.
Referências
Bibliográficas
HILTZ, S.R. Impacts of college-level courses via asynchronous
learning networks: Some preliminary results. Journal of Asynchronous Learning
Networks, 1(2): 1-19, Aug., 1997
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
CORD, B. Internet
et pédagogie: état des lieux.
Disponível em: <http://wwwadm.admp6.jussieu.fr/fp/uaginternetetp/definition_
travail_collaboratif.htm>. Acesso em: 4 jul.
2000.
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