Aprendizagem Colaborativa


O que é a Aprendizagem Colaborativa?

            A aprendizagem colaborativa poderia ser resumida como uma metodologia de ensino onde um determinado grupo de estudantes trabalham em conjunto e colaboram entre si, e ao mesmo tempo todos são responsáveis pela aprendizagem de si mesmo e do grupo com um todo.  O aprendizado e conhecimento são o resultado da ação e da cooperação coletiva de todos, e que segundo Hiltz (1997) o “conhecimento é visto como um produto social, e o processo educacional é facilitado pela interação social em um ambiente que propicia a colaboração dos colegas, a avaliação e a cooperação”. 
            Porém acredito fortemente que devemos aprofundar o debate, depois de refletir um pouco mais sobre o tema, percebo que não é tão simples assim, a aprendizagem colaborativa só acontece quando seu conceito é entendido por todos os envolvidos, e a partir daí deverá ser colocado em prática. Neste modelo de aprendizagem há um completo rompimento com a escola tradicional, principalmente com a quebra dos modelos hierárquicos existentes e cadeias de comando, sendo o professor agora entendido como um mediador do processo de ensino/aprendizagem e os alunos como colaboradores ativos.
Para Cord (2000) o trabalho em equipe é entendido como a concretização do trabalho colaborativo, sito ainda que, para ela a subordinação da colaboração entre as partes, é fator central para que a aprendizagem colaborativa factualmente aconteça e coloca a internet como ferramenta específica para este modelo. Com a internet a aprendizagem colaborativa assume um papel de destaque porque proporciona aos alunos a interação coletiva, seu uso intencional como por exemplo em um ambiente AVA (ambiente virtual de aprendizagem) se torna um facilitador na construção deste ambiente colaborativo, proporciona também um campo de pesquisa ilimitado e comodidade para o aluno.
Acredito que para a que aprendizagem colaborativa aconteça na sua essência, há alguns fatores preponderantes que começam pela intencionalidade que o aluno deve ter ao ingressar em um grupo destes, e não há como ser de outra forma, o aluno tem de se envolver e buscar colaborar para a construção deste conhecimento, assumir o papel de protagonista da sua própria história, e ao mesmo tempo o papel de coadjuvante na história de outros.
O aluno é responsável pela sua aprendizagem, bem como do grupo que há que esta inserido, e ao mesmo tempo, ter a consciência que sua participação nesta construção deve ser crítica e ao mesmo tempo criativo, deve participar ativamente na resolução de problemas e ser acima de tudo colaborador do grupo.
           

Referências Bibliográficas


HILTZ, S.R. Impacts of college-level courses via asynchronous learning networks: Some preliminary results. Journal of Asynchronous Learning Networks, 1(2): 1-19, Aug., 1997

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


CORD, B. Internet et pédagogie: état des lieux. Disponível em: <http://wwwadm.admp6.jussieu.fr/fp/uaginternetetp/definition_ travail_collaboratif.htm>. Acesso em: 4 jul. 2000.     

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